ARMADILHA DE ESPINHOS! – TUTORIAL – RPG MAKER MV


https://i.ytimg.com/vi/JmdQQ9GBLwI/hqdefault.jpg



Vasculhando um pouco nos fórums, achei esta maneira que é bem eficiente para fazer armadilhas, espero que gostem!

Por favor, se inscreva e compartilhe! Obrigado =)
Para se inscrever:https://goo.gl/HVTTfF
Twitter: https://twitter.com/MuriloRpgMaker
Seja um apoiador!: https://apoia.se/murilomaker

História do Rpg Maker:
O RPG Maker permite que os usuários criem seus próprios jogos de RPG e com algumas mudanças no sistema pode criar até outros tipos de jogos. Estes jogos são muitos similares aos populares jogos para Super Nintendo, como Zelda, Chrono Trigger, Breath of Fire e Final Fantasy, a não ser que a imaginação do quem o utiliza, vá além dos recursos possíveis, criando efeitos inacreditáveis e surpreendentes, usando apenas o sistema permitido de 256 cores. No editor, você pode criar mapas utilizando tilesets (conhecidos também como “chipsets”, o nome tileset veio a ser usado a partir do RPG Maker XP, programar acontecimentos no jogo através de comandos de eventos pré-programados, entre outras funções. A versão XP apresenta também, uma linguagem de script embutida, baseada na famosa Ruby, o Ruby Game Scripting System (RGSS). Todas as versões do programa incluem o RTP, um pacote de gráficos e sons comuns entre todos que usam o RPG Maker (o RPG Maker não irá rodar a não ser que você instale antes o seu respectivo RTP) prontos para serem utilizados nos jogos. A mais recente versão é o RPG Maker VX. Versões antigas incluem RPG Maker Dante, RPG Maker Dante 2, RPG Maker 95, RPG Maker 2000, RPG Maker 2003. O Rpg Maker XP, contém um grande público no Brasil, porém, há uma massa maior de utilizadores da versão XP e VX Ace, conhecidos popularmente como “RMXP” e “RMVXA”.

Enterbrain e ASCII lançaram o RPG Maker 2000 no Japão em 1999. Ele foi traduzido para o inglês e ilegalmente distribuído por um programador russo apelidado de Don Miguel, que também participou na tradução do RPG Maker 95 e de vários outros programas da série Maker da ASCII/Enterbrain. Em 2002, Don Miguel recebeu um aviso da Enterbrain. Consequentemente, ele descontinuou seus trabalhos relacionados ao RPG Maker 2000, removeu o programa de seu site e incentivou os usuários do programa a comprarem uma versão legal do programa (em japonês). Devido a popularidade do programa, e a falta de uma tradução legal, a distribuição ilegal do programa continuou. Versões traduzidas do RPG Maker 2003 e XP foram distribuídas em todo o mundo. Ainda hoje, grande parte dos utilizadores destas versões acreditam que o RPG Maker é gratuito, pois assim foi declarado quando disponibilizado pelos primeiros tradutores.

source


21 responses to “ARMADILHA DE ESPINHOS! – TUTORIAL – RPG MAKER MV”

  1. Por causa desse vídeo eu tive a ideia de fazer outros 2 sistemas fazendo praticamente esses mesmos esqueminhas de ID dos espinhos, um sistema de de passar despercebido pelo guarda e outro de posessão de npc

  2. Duas perguntas:

    1º Nos calabouços, eu queria fazer aquela rolagem de mapa quando o personagem fosse pra outra sala, ao em vez da tela escurecer, tem como fazer?

    2º Como faz para que os monstros (aqueles que só aparecem em qualquer lugar do mapa, ou seja, sem sprites) aparecem dps de um evento?

  3. Tem um erro nesse sistema, assim, em qualquer momento em que você passar tanto com espinhos quanto sem, você levará dano, para isso não acontecer, coloque a configuração de "se interruptor = espinhos é = ligado", com isso, quando ele está desligado, ou seja, sem espinhos, você não levará dano, podendo passar, sem essa condição, você levará dano constantemente só de ficar no lugar.

  4. Murilo pq vc n faz uma gamejam de rpg maker ?,tipo todo mundo tem exemplo 2 dias para criar um jogo,dps q terminarem o jogo(em 2 dias) vão no gamejolt e botam o jogo la e escrevem sla @murilomakergamejam, ai se baixa os jogos e vai testando cada um(claro se forem poucos participantes)ai se dividi em categorias exemplo:melhor historia,melhor mapeamentos,melhores cutcenes(melhores eventos:PS n sabia descrever isso)etc . . . e ai dps se lançava um vídeo dizendo os ganhadores e com uma game play de fundo oq acha?dem up para ele ver

  5. Uma pergunta: caso o espinho esteja visível, o personagem ainda pode passar por cima e tomar dano ou ele é bloqueado ( não podendo passar por cima) e só pode passar por cima se o espinho não estiver visível?

  6. aeeeeee video novo que blz!…Murilo você podia fazer um vídeo sobre variável e derivação condicional,pois o único que vi você falando sobre, foi o de cortar arbusto mas está bem vago…vlw pelo video e aguardaremos mais xD

  7. Eu sinceramente não curto muito sistemas que ficam em paralelo, apesar de otimizar muito as coisas, quando tem vários (15 ou + por exemplo), , o jogo pode ficar lento, com gargalos, eu estou tendo que refazer a maioria dos eventos do jogo que estou fazendo por causa disso, eu aconselho fortemente que trabalhe com os eventos de forma individual, eu sei, dá muito mais trabalho, entretanto o sistema não laga. agora a recompensa, xp, etc pode ser feito em um único evento comum, assim vc pode alterar a quantidade de xp, dano sei lá o que for de todos de uma unica vez. mais o sistema em si, é melhor fazer de forma individual e evitar os sistemas de "monitoramento" que puxam muito da memoria se em excesso.

  8. Alguém sabe como mudar a forma de luta do game?
    Tipo so aparecer os inimigos na tela,e embaixo as fotos dos personagens,queria saber como faz,e também como tirar aquela fila indiana e deixar so um personagem na tela andando ao invés de um atrás do outro

Leave a Reply