Tutorial 119 – Usando e configurando o Mitsuba render com o Blender


https://i.ytimg.com/vi/E1vu0RyGMlc/hqdefault.jpg



Links para os recursos usados no tutorial:

Mitsuba-render: http://www.mitsuba-renderer.org/
Add-on do Blender: http://bartoszstyperek.wordpress.com/2012/10/07/mitsuba-exporter-1-0/

Para mais informações sobre o Blender, visite http://www.allanbrito.com e não deixe de conferir o novo curso do EAD – Allan Brito, sobre animação com captura de movimento no Blender! http://ead.allanbrito.com/mod/resource/view.php?id=429

source


23 responses to “Tutorial 119 – Usando e configurando o Mitsuba render com o Blender”

  1. Неплохой внешний визуализатор, который показывает сравнительно малое время просчета при относительно больших сэмплах, ну, если верить фоткам сравнения для Cycles, Mitsuba и Luxrender. Да и шумов практически нет, в отличие от того же Cycles.   

  2. Muito bom, baixei o exporter para Blender extrai e zipei a pasta Mitsuba, realmente é um pequeno detalhe que faz toda a diferença. e Baixar o executável do Mitsuba também.
    Funcionou uma beleza. Realmente o nível para instalar esse add-on não é para os iniciantes eles irão sofrer um pouco, mas é um sofrimento que produz conhecimento, experiência e aprendizado.
    Valeu Allan virei seu fã.

  3. Oi prof.º Allan!!! Instalei o Blender 2.64a e resolveu metade do problema…
    Apareceu a opção do Render Mitsuba mas não habilita 🙁
    O local que coloca o mitsuba.zip influencia no funcionamento do add-on???

  4. Olá. Baixei o Mitsuba. Mas ele é "portátil", não instala. Aponto o caminho do executável dele para o Blender e não tenho resultado. Fica tudo escuro quando renderizo, sem nada ao fundo. Existe um que seja instalável ou terei que instalar essa nova versão 2.64a? A minha atual é a 2.63.0. Obrigado.

  5. Muito bem colocado, estava na dúvida quanto ao renderizador final, pois seria uma pena focar-me no Yafaray por exemplo e mais tarde descobrir que para animações o Cycles é mais prático, como descobri agora, obrigado pela explicação, Suas vídeo aulas são ótimas assim como suas explicações sobre os projetos do Blender Fundation. Obrigado.

  6. Para animações prefira o Cycles que é o mais rápido. O preço que pagamos pelo realismo é um maior tempo no render. Mas, se você conseguir encontrar a melhor configuração de iluminação, o Blender Render é imbatível em termos de velocidade no render.

  7. Para quem está encontrando erros, o motivo pode ser que o autor do Mitsuba lançou uma atualização para o renderizador. A versão 0.4.1 que ficou durante algumas horas incompatível com o Add-on do Blender. Mas, o autor do Add-on já atualizou o script. Tentem atualizar os arquivos que deve funcionar.

  8. mesmo direcionando o patch para o diretorio do mitsuba o render ainda sai todo escuro!!!
    quanto ao addon não tive problema mas ele não ta exportando!! Se alguem ai conseguiu rodar da a dica ai. Uso win 7 64bits. vlw

  9. Fiz o passo-a-passo para instalação e não funcionou…
    Escolhi todos os arquivos da pasta mitsuba…zipei…ficou um arquivo de 722kb e quando escolho o .zip não aparece a opção do render.
    Eu tenho instalado o LuxRender, tem algo a ver com esse problema???

  10. somos dois Leandro… comecei um trabalho escolar hoje, tenho que entragá-lo no próximo mês.. é uma simples animação, de uns 5 min. queria renderizá-la com mais realismo, coisa que no Internal do Blender eu não consigo (se comparado ao Cycles). gostaria de saber qual é o melhor renderizador, o que me poupa-rá mais tempo, etc
    desde já, obrigado 😀

Leave a Reply